Falecimento do Professor Edmar Clemente

edimar2

Faleceu meu amigo Edmar Clemente! Conheci Edmar via FAX(?), em 1993, quando ele finalizava as tarefas de defesa de seu doutoramento em Ciência/Bioquímica de Alimentos na Universidade de Leeds (Inglaterra). Eu coordenava o mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFV/Viçosa, MG e trabalhava no projeto de criação do doutorado, iniciado no DTA/UFV, em março de 1994. Embora tivesse oportunidade concreta de permanecer no Reino Unido, pois não tinha vínculo profissional no Brasil e tinha convite concreto para ficar profissionalmente lá, Edmar sempre quis voltar para o Brasil, convicto de que a bolsa de estudos recebida do Brasil tinha que ser paga no Brasil. Teve mais de uma oportunidade, mas preferiu a Universidade Estadual de Maringá. Dedicou seu conhecimento e esforço profissional à Fisiologia Pós-Colheita, atuando principalmente em temas como: enzimas oxidativas como peroxidases e polifenoloxidases, antioxidantes, armazenamento, conservação e qualidade de frutas e hortaliças. Detalhes de sua contribuição científica podem ser apreciados em seu CV na Plataforma Lattes/Cnpq. Entretanto, o que me encanta no meu, se posso chamar assim, colega e amigo Edmar Clemente, é a sua dedicação aos alunos dos cursos de graduação. A cena que me ocorre é Ele rodeado de seus orientados de IC (Iniciação Científica), orgulhosos por apresentarem os resultados de suas pesquisas nos eventos científicos da área. Ah Dr. Edmar, meu amigo, você batalhou uma grande batalha, foi vitorioso na maioria das lutas, infelizmente o diabetes complicou sua trajetória. Que ELE possa possibilitar a Você o descanso, para mim, merecido. Saudades!

José Benício Paes Chaves

Coordenador do IPAF